NÃO GOSTA DE LER? COMO PASSAR A GOSTAR.


Algumas pessoas simplesmente gostam de ler, é algo natural e faz parte da sua personalidade. Elas conseguem devorar dezenas de livros em alguns dias e tem grande facilidade de submergir nas tramas que se desenvolvem nas histórias literárias e não conseguem compreender a sua vida sem a presença constante de um bom livro.

Em contrapartida, existem pessoas que não conseguem passar mais de alguns minutos em uma única página sem sentir vontade de dormir. O que não significa que não possam desenvolver este hábito e aprenderem a gostar de uma boa leitura. No entanto, para que isso ocorra é preciso ter muita paciência, força de vontade e prática para poder entrar neste outro mundo criado pela imaginação.

Se você se identifica com essas pessoas, nós preparamos este artigo exclusivamente para você. Nele você encontrará uma série de estratégias e dicas para aprender a gostar de ler. Está preparado? Então, que tal seguir esses passos:

Deixe o preconceito de lado


            Algumas pessoas acabam alimentando uma série de preconceitos ao longo da sua vida sobre aquelas pessoas que gostam de ler e as consideram nerds ou obcecados. Então, o primeiro passo é deixar de lado todo tipo de preconceito que você venha a ter sobre as pessoas que gostam de ler. No lugar disso, tenha em mente que a literatura é a melhor forma para adquirir uma série de conhecimentos que poderão fazer com que você veja o mundo de outra forma, além de ser um ótimo instrumento para fazer o tempo passar de forma prazerosa.

No momento em que você começar a desenvolver o hábito da leitura, começará a entender melhor aquelas pessoas que são capazes de passar horas com a cabeça entre as páginas dos livros, e poderá desfrutar dos seus benefícios de forma mais leve e divertida.

Não tenha medo

            Tentar aprender a gostar de ler e fracassar nesta tentativa é algo completamente normal, assim como não conseguir passar do primeiro capítulo. Os motivos para isso podem ser alheios a sua vontade de desfrutar de uma boa leitura, por isso não tenha medo de tentar e fracassar. Inúmeras pessoas passaram por grandes dificuldades na hora de ler um livro completo, e conseguiram superar tais entraves, dentre estas pessoas podemos citar o próprio Machado de Assis.

Aceite a diversidade de opiniões

            Quando você começar a entrar no mundo da literatura, a primeira coisa que você irá perceber é a diversidade que existe sobre um único livro. No entanto, é importante respeitar estas diferenças e a partir daí construir a sua própria opinião sobre o livro que está disposto a ler. Se limitar as opiniões alheias pode prejudicar a sua experiência com a leitura.

Pratique o hábito da leitura

            Para ser um bom leitor é preciso ter em mente que você sempre estará acompanhado de um livro diferente por semana ou até a cada mês, caso contrário o hábito da leitura pode diminuir gradativamente com o passar do tempo. Nesse sentido, para você que está querendo aprender a gostar de ler, é indicado que comece a intercalar os seus dias de leitura, para depois tornar essa prática cotidiana.  

            Assim como a maior parte das coisas que queremos aprender, é necessário empregar certo esforço para aperfeiçoar a técnica, com a leitura não é diferente. Então, por que não começar hoje mesmo? No início será um pouco cansativo e talvez até enfadonho, mas dedique-se para superar esta dificuldade e comece a se exigir um pouco mais para poder aprender a gostar de ler.

Todo livro tem um fim

            Se você está gostando da leitura de um determinado livro, não o abandone no meio da história, pois ao fazer isso você estará perdendo grandes conhecimentos e experiências que podem fazer toda a diferença na sua vida. Atenção! Caso o livro realmente não esteja prendendo a sua atenção, não hesite em deixa-lo de lado, se você se forçar a continuar em uma história que não traz uma sensação de bem-estar você pode retroceder na tentativa de aprender a gostar de ler. Saber discernir entre um livro bom e ruim para você é essencial.

Estabeleça horários

            Após escolher um bom livro, ou seja, um que realmente desperte o seu interesse e que você tenha vontade de continuar acompanhando a história dos personagens, estabeleça um horário para se dedicar exclusivamente a leitura do livro. Ao fazer isso, você estará criando uma nova rotina de leitura, e com o tempo você irá esquecer-se dos horários estipulados por estar imerso no universo do livro.

Comece a ler os livros de histórias conhecidas

            O que isso significa? Certamente você já assistiu a um filme cuja origem era algum livro, como Game of Thrones ou Harry Potter. Por se tratarem de histórias que já são conhecidas, a sua compreensão e leitura se tornam mais fáceis, assim como a criação dos cenários imaginários onde a história se desenvolve. Provavelmente você conhecerá outra versão das histórias que foram reproduzidas no cinema e se surpreenda com a quantidade de cenas não foram ao ar.

Tenha um espírito crítico

            É importante que quando você começar a ler um livro, você mantenha o seu espírito crítico sempre alerta. Como fazer isso? Analise quais os pontos positivos e negativos do livro, englobando a forma com que ele foi escrito, se a história é coerente com os fatos, dentre outros aspectos. No entanto, é preciso ter clareza quanto ao sentido crítico, pois ele não significa que você irá procurar apenas os erros do livro, mas também os seus pontos positivos e que mais chamaram a sua atenção.

Não se esqueça dos clássicos

            Se você não se sente atraído pelas histórias contemporâneas, pode tentar se aprofundar nos clássicos da literatura, ou seja, livros que são atemporais e que fazem sucesso até hoje. Dentre estes livros podemos citas as histórias de Dom Quixote, Ilíada, Robson Crusoé, além das produções brasileiras dos autores como Machado de Assis, José de Alencar, dentre outros. As suas obras são mundialmente conhecidas por serem histórias clássicas que marcaram gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *