COMO ESCOLHER UM BOM LIVRO PARA LER


Mesmo aquelas pessoas que leem com frequência muitas vezes tem dificuldades na escolha de um bom livro. Algo que pode chegar a ser de suma importância, pois uma história tem o poder de melhorar ou piorar o seu estado de animo. Isso acontece por que elas submergem nos seus enredos e passam a vivenciar as mesmas coisas que os personagens.

Chega um momento em que aqueles livros que já foram lidos e relidos várias vezes já não suprem as necessidades dos leitores, nestes casos é preciso dar oportunidade para que novas informações e emoções sejam vividas. E para aqueles que não têm o hábito da leitura, a escolha de um livro pode motiva-los ou não a incorporarem a leitura em suas vidas.

A questão é: como escolher um bom livro para ler? Pensando em auxilia os diversos tipos perfis de leitores, selecionamos algumas dicas para que você não falhe na hora de selecionar a sua “via de escape” por algumas horas ou dias. Confira:

Questione-se sobre o que você quer

            Antes de começar a sua busca por um bom livro, é preciso ter em mente as respostas das seguintes perguntas: Qual o estilo literário que você mais gosta? Um bom romance, sentir medo com um livro de terror ou transportar a sua mente para um mundo de ficção?

Depois de responder a isso, você já delimitou muito as suas opções e chegou a hora de escolher os autores que você gosta do estilo literário que você escolheu. Uma dica é conferir a lista de livros que o autor que você gosta publicou e ver se existe alguma nova obra que era desconhecida para você. Muitas vezes você pode se deparar com uma agradável surpresa, como uma nova série de livros.

Outro aspecto que você deve ter clareza diz respeito aos seus interesses, você gosta de histórias contemporâneas, medievais ou suspenses policiais? Você pode colocar uma dessas palavras-chave e pesquisar em bibliotecas e/ou na internet quais são as principais publicações da categoria do seu interesse.

Revise os seus livros

            Muitas vezes não é preciso ir muito longe para escolher um bom livro, algumas pessoas chegam a comprar alguns exemplares que até então não os tinham lido e estavam esquecidos pela casa. Estes certamente devem ser do seu interesse, pois em algum momento chamaram a sua atenção. Por isso é importante revisar os livros que você tem em casa ou que emprestou para algum amigo ou conhecido.

Peça recomendações de livros

            Uma dica para escolher um bom livro é pedir a recomendação de leitura de alguém que tem o mesmo estilo literário que você. Estas pessoas certamente conhecem algum livro que lhes chamou atenção e fazem parte da categoria que você gosta. Caso não conheça alguém com este perfil, pode buscar nas livrarias locais, nestes espaços você pode receber ótimas recomendações.

Fique atento as resenhas

            Ler as resenhas literárias é uma ótima maneira de auxiliar no processo de escolha de um bom livro, por isso, consulte as listas dos livros mais vendidos em sites e em livrarias. Além disso, você pode ler sobre as resenhas dos livros que estão em alta em blogs, revistas e jornais, por meio delas você saberá do que se tratam as histórias e o porquê delas estarem fazendo tanto sucesso entre os leitores.

Entre em clubes de livros

            Atualmente você pode encontrar este tipo de clubes tanto presenciais quanto virtuais, uma das suas principais características é a escolha de livros que podem ser famosos ou não, mas que possuem um alto grau de qualidade tanto da escrita quanto do enredo. Além disso, eles trazem a possibilidade de você conhecer um bom livro que até então não fazia parte da sua categoria preferida, o que pode resultar em uma excelente experiência.

Consulte as estantes da seção de seu interesse

            Quando procurar um bom livro, se dirija as seções de seu interesse e observe quais são as novidades. Caso algum livro chame a sua atenção, leia a sua contracapa, nela você irá encontrar informações sobre o autor e a obra. Não se esqueça de ler o prefácio e o sumário, se os dados que você encontrar lá chamarem a sua atenção então você está no caminho certo para adquirir um bom livro pra ler.

Leia o primeiro capítulo

            Em alguns casos, além de conferir a contracapa, sumário e prefácio você também tem a oportunidade de ler o primeiro capítulo. Nestas situações, aproveite este privilégio, pois o primeiro capítulo pode ser a chave para descobrir se o livro tem possibilidades de ser realmente bom ou não. Por meio dele você também poderá identificar em que estilo de linguagem o autor utiliza, e se ele se caracteriza como um dos que você prefere ler. Algumas pessoas não gostam de narrativas, por exemplo.

São diversos os aspectos que devem ser analisados para caracteriza um livro como bom ou ruim, no entanto, eles dependem exclusivamente do seu gosto literário. Por isso, é importante responder aquelas perguntas que fizemos no início do artigo, assim você não perderá tempo procurando por uma história que não chamará a sua atenção e que no lugar de ser excitante se torne extremamente enfadonha.

Atualmente se tem uma grande diversidade de maneiras de se adquirir um bom livro, como sebos e livrarias virtuais e físicas, além do fato de que podem adquiridos tanto por meio da compra do livro físico ou adquirindo a sua versão digital. Logo, não se tem desculpa na hora de escolher um bom livro para ler, basta procurar a melhor opção para você.       

Ao seguir os principais passos que citamos acima, você certamente poderá encontrar um bom livro para ler que suprirá a sua necessidade por uma história que realmente faça a diferença na sua vida. Agora o que nós gostaríamos de saber é: Você conhecia alguns destes métodos para a escolha de um bom livro? Como você escolhe os seus livros? Qual foi o melhor livro que você já leu? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *