7 Dicas para ser um bom escritor


Muitas pessoas acreditam que para se tornar um bom escritor é preciso ter um dom, ser um super dotado, ter muita criatividade e/ou diversas outras características que não podem ser desenvolvidas, mas que lhes são atribuídas ao nascer. Você também pensa assim? Realmente acredita que não poderia se tornar um grande escritor por não ter nascido com nenhum dos aspectos acima citados? Então este artigo irá lhe surpreender.

Na verdade, ser um bom escritor está mais relacionado a saber utilizar as técnicas de escrita e conhecimentos de forma adequada. Isto não quer dizer que seja algo fácil de realizar, pelo contrário, exige muito esforço e dedicação para serem desenvolvidos da melhor maneira. O uso de tais técnicas irá refletir na qualidade do seu texto, mais do que o nível da criatividade empregada para a construção da ideia central do texto.

É importante destacar que estamos nos referindo na escrita dos mais diversos tipos de texto, a sua complexidade irá variar de acordo com o grau de tecnicismo dos mesmos, por exemplo, redações e/ou relatórios requerem menos técnicas do que a escrita de um livro ou uma história de maior volume. A sua ideia, associada a empregabilidade dos métodos de escrita farão com que você se torne um bom escritor e se destaque no seu estilo literário.

Uma vez esclarecido este ponto, é preciso que você tenha em mente que a elaboração de um texto está ligada aos objetivos e metas que foram previamente estabelecidos. Desta forma, delimite estes aspectos do seu texto antes de iniciar o seu desenvolvimento, com isto você poderá diminuir de forma considerável eventuais erros que venham a surgir na produção. Neste sentido, independente dos seus objetivos é preciso sempre ter em mente quais os resultados que você deseja alcançar com o material escrito.

Ao seguir este primeiro passo, você poderá manter a essência do texto do inicio ao fim, seja ele uma proposta, relatório, redação ou até mesmo um livro. Toda a sua organização e estruturação deve ter um inicio, meio e fim que estarão estritamente relacionados com o que se deseja transmitir. Neste sentido, tenha clareza sobre qual será a linha de raciocínio que você irá seguir para passar as informações e prender a atenção do leitor durante todo o texto.

Mas não é preciso ter inspiração e criatividade para escrever? Com certeza, estes aspectos são de suma importância e fazem um grande diferencial no trabalho realizado, no entanto, até aqueles que têm estes aspectos altamente desenvolvidos precisam se ater aos objetivos que foram traçados para serem considerados bons escritores. Sem isto, as ideias não passaram disto, de ideias desconexas.

Além do exposto, é preciso adquirir novos hábitos que tornarão você um (a) excelente escritor (a), são eles:

1- Exercite a sua escrita todos os dias


            Esta dica é especial para quem deseja iniciar um projeto de longa duração, ou seja, a escrita de um livro ou um roteiro. É preciso que você dedique um período de tempo todos os dias para escrever no mínimo um parágrafo ou uma página por dia. Assim você sempre terá avanços na sua criação e poderá produzir cada vez mais e melhor.

2- Não pare de escrever nos bloqueios criativos

            Durante o famoso bloqueio criativo, que impede que você avance na sua produção textual, não deixe de escrever, mesmo que os textos tenham uma qualidade inferior a que comumente você apresenta, será melhor do que ficar encarando uma página em branco. Neste momento, todo tipo de texto é válido, você pode escrever até sobre como está se sentindo, o cômodo em que está ou até qual o clima do dia. O objetivo disto é manter o (a) escritor (a) que existe em você sempre na ativa, assim você poderá se inspirar para produzir outras ideias.

3- Desafie-se

Não se detenha em um único estilo literário, apesar de esta ser uma boa forma de se manter motivado (a), desafie-se e saia da sua zona de conforto e pratique outros estilos, de preferencia aqueles em que você sente maior dificuldade. Mas por que dificultar algo que está indo bem? Para que você possa se aperfeiçoar, isto mesmo, este tipo de exercício tornará você um (a) escritor (a) versátil e poderá ter sucesso em qualquer área da literatura.

4- Peça opinião de outros escritores

Saber receber críticas sobre o seu trabalho é uma importante forma de qualificar os seus textos, pois assim você poderá melhora-los para então serem publicados. E as pessoas mais indicadas para lhe auxiliarem neste processo são os demais escritores. No entanto, é necessário se aproximar apenas daqueles que podem contribuir positivamente na sua produção e distanciar-se daquelas que só expressão opiniões negativas e desencorajadoras.

5- Siga um cronograma de produção

Comprometer-se consigo mesmo (a) é crucial para que você se torne um (a) bom (a) escritor (a). Algumas pessoas tem dificuldade neste aspecto, por isto aconselhamos que adotem algumas estratégias, como: comprometer-se com outras pessoas para gerar uma motivação externa; escrever com regularidade e enviar os textos para outra pessoa; criar e atualizar diariamente um blog; e até enviar uma produção de texto para um concurso de escritores. Ao fazer isto você estará mantendo um ritmo de produção e aperfeiçoando as suas técnicas.

6- Reescreva fragmentos do texto

As primeiras versões das histórias sempre estão propensas a alterações que podem melhorar o texto a ponto de torna-lo completamente diferente do que seria a sua versão original. Aproveite este momento para examinar os fragmentos do seu texto nos quais você ainda não está totalmente satisfeito (a) e reescreva-os a partir de outra perspectiva ou tente inseri-los em outros momentos da história. Lembre-se: todos os métodos são válidos para obter o melhor resultado.

7- Leia muito

Alimentar a sua paixão pela literatura lendo diversos formatos de textos poderá fazer com que as suas próprias produções melhorem consideravelmente, sobretudo no que concerne aos aspectos gramaticais e vocabulares. Além disso, a sua inspiração e criatividade serão instigadas. Isto pode ajudar muito, sobretudo aqueles (as) escritores (as) iniciantes.

2 comentários em “7 Dicas para ser um bom escritor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *