Como Ler um Livro Inteiro sem Precisar Comprar

Adquirir um livro nunca foi algo tão acessível como atualmente, existem diversas maneiras de ler um livro sem precisar compra-lo. Então, a desculpa de não começar a desenvolver o hábito da leitura por não ter como investir na compra de livros não será mais um problema.

Nós devemos esse benefício aos avanços tecnológicos pelos quais passamos todos os dias, incluindo aqui, a facilidade ao acesso a internet. Hoje, é possível adquirir livros tanto antigos como recentes que não poderiam deixar de ser lidos por nenhuma pessoa, pois são extremamente enriquecedores.


E, para que você não perca a oportunidade de escolher a próxima aventura e descobertas que a leitura pode lhe oferecer, nós selecionamos uma série de informações sobre locais onde você pode ler gratuitamente. Nesses locais você poderá encontrar clássicos literários, apostilas, livros da atualidade e até os didáticos. Preparado para começar a montar a sua lista de livros para esse e o próximo ano sem gastar nada com isso? Então, confira as dicas:

Tenha acesso as obras de domínio público

            Existem algumas obras literárias que podem ser reproduzidas livremente por possuírem um título livre de uso comercial, trata-se de livros que são considerados de interesse público. Esse tipo de material pode ser acessado a qualquer momento por meio das bibliotecas virtuais. Ficou interessado? Para que você possa conseguir o seu exemplar, basta pesquisar no Google “bibliotecas digitais”, e surgirão diversas plataformas nas quais você poderá eleger entre títulos nacionais dos mais diversos gêneros. Ah, e o mais importante, é totalmente gratuito!

Acervo público federal

            Uma das iniciativas do Governo Federal, lançada em 2004, possibilitou a disponibilização de mais de 200 mil livros de forma gratuita para os brasileiros por meio do Portal do Domínio Público. Assim como citamos no item anterior, trata-se de obras que tiveram o seus direitos autorais cedidos ou que são consideradas de domínio público. A diferença das plataformas anteriores, nesta é possível adquirir outros tipos de mídias, como documentários e filmes, além dos livros. Para ter acesso a essa gama de livros, o único pré-requisito exigido é o preenchimento de um formulário para cadastro no site.

Google Play

            O Google Play é uma excelente opção para aqueles que desejam adquirir livros de diferentes estilos e gêneros de forma gratuita. Para ter acesso a essas obras é preciso ter o sistema operacional compatível com a plataforma em questão no celular. O que precisa fazer? Uma busca simples pelo nome do livro que deseja ler caso a obra pertença ao acervo da plataforma ela estará disponível para download. No entanto, é preciso que o leitor esteja atento, pois alguns itens não são inteiramente gratuitos e podem ser cobradas taxas adicionais para adquiri-los.

Amazon

            A Amazon disponibiliza para os seus usuários uma série de conteúdos tanto pagos como gratuitos. As variações de estilo e gênero textuais são gigantescas e podem suprir as necessidades dos mais diversos perfis de leitores. O interessante desta plataforma é que ela disponibiliza obras de escritores que estão começando a sua carreira agora, o que proporciona ao leitor conhecer e se apaixonar por autores que até então lhe eram desconhecidos.

Para ter acesso a esse acervo, os usuários devem fazer o cadastro no site e os itens serão disponibilizados para download em poucos minutos. A Amazon sempre apresenta grandes promoções para incentivar a leitura e a compra das suas obras literárias, então você pode esperar grandes vantagens nesse site para adquirir os seus livros.

Um desses pacotes é o já conhecido Kindle Ultimate no qual a Amazon libera a leitura de diversos títulos inteiramente grátis por um mês, cuja assinatura pode ser renovada, ao ser paga uma taxa. Esse pacote pode se tornar muito vantajoso para aquelas pessoas que costumam ler dezenas de livros por mês, e que acompanham a publicação de autores que estão iniciando as suas carreiras agora.

Google Books

            Além do Google Play, o Google ainda tem essa outra opção para aqueles que desejam adquirir livros para leitura gratuita. O acesso a essa plataforma é muito simples, basta escrever o nome do autor e da obra que deseja adquirir, no entanto, em seus resultados podem surgir obras que tem os seus direitos autorais protegidos ou liberados, ou seja, eles podem ser pagos ou gratuitos. Ademais, a plataforma conta com publicações de autores de todo o mundo, tanto profissionais como alguns iniciantes, que podem ter as suas obras lidas tanto por meio de download como online.

Ebooks institucionais

            Os ebooks tem dominado cada vez mais o mercado literário. Essa nova forma de divulgação de conteúdo pode ser uma rica fonte de informações para aqueles leitores que procuram se aprofundar em temas mais específicos, apesar de serem utilizados por empresas para fortalecer a sua credibilidade e visibilidade no mercado. O aumento do uso dessa estratégia de marketing pelas empresas proporciona uma maior diversidade dos ebooks que podem ser adquiridos facilmente pelos leitores. É importante destacar que os ebooks podem tratar dos mais variados temas dentro de um segmento mais amplo, por exemplo, aqueles que tratam de atividades de físicas, podem trabalhar tanto os exercícios mais comuns, como os novos métodos de emagrecimento, o que enriquece consideravelmente o conhecimento dos leitores.

Após conhecer as mais diversas formas de adquirir livros totalmente gratuitos, agora a única coisa que você precisa fazer é buscar pelas plataformas os livros, gêneros e autores que você mais gosta. O importante é não deixar o hábito da leitura de lado, por não ter como adquirir os livros, esta prática deve ser estimulada cotidianamente para que você possa usufruir de todos os benefícios que ela proporciona.

Apesar de você não ter o livro físico a leitura de materiais em pdf ou online tem o mesmo valor e ainda uma maior comodidade, pois você poder ler esse material em qualquer lugar e em qualquer momento. Esse é um dos grandes benefícios que a internet trouxe para os leitores ávidos por novos conteúdos. Gostou das dicas? Já conhecia essas plataformas? Qual você irá explorar primeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *