9 Livros Mais Indicados para Empreendedores


Um bom empreendedor precisa estar atento a dinâmica do mercado e a todos os aspectos que o englobam, assim como conhecer os diversos pontos de vista que cada autor tem sobre determinados assuntos. Esse processo contribui para o estímulo e aumento da reflexão e criatividade dos empreendedores na hora de tomar uma decisão para a melhoria da sua empresa.

O estilo literário que mais permeia o universo dos empreendedores diz respeito a relatos de experiências, ou seja, histórias que inspiram cada vez mais as pessoas a empreenderem e se tornarem exitosas naquilo que trabalham. Esse tipo de produção se torna uma grande referência para as pessoas.


No entanto, é válido ressaltar que estes livros não garantem o sucesso de um empreendimento, mas que servem de inspiração e força para avançar diante dos desafios que se apresentam cotidianamente na vida dos empreendedores que estão construindo a sua própria história dia a dia. Como citamos anteriormente, o intuito é inspirar a essas pessoas e influencia-las na tomada de decisões importantes e na elaboração de estratégias para alavancar a empresa.

Antes de começarmos a falar sobre os principais livros para empreendedores, é preciso esclarecer o que é o empreendedorismo e qual é a sua visão dele. Aqui, nós compreendemos o empreendedorismo como algo estritamente vinculado a criatividade, ao desenvolvimento de estratégias inovadoras e aos riscos e desafios que um negócio perpassa para pode alcançar o seu êxito.

Seguindo esse pensamento, os empreendedores seriam aquelas pessoas que trazem dentro de si a coragem e a força de vontade necessária para realizar os seus sonhos e alcançar os seus objetivos por meio de uma ideia de negócio concreta. Para isso, tais pessoas precisam adquirir conhecimentos específicos que são cruciais para crescerem no mercado em que estão inseridas.

Pensando nisso, nós selecionamos uma série de livros que não podem faltar nas estantes dos empreendedores e que precisam ser estudados minuciosamente.

1- Startup Enxuta (Lean Startup)

Publicado em 2012, pelo escritor Eric Reis o livro tem como principal objetivo ensinar empreendedores a serem mais bem-sucedidos em seus negócios através de práticas inovadoras capazes de reduzir o desperdício de tempo e recursos durante o processo de criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e/ou serviços no mercado. A metodologia da Startup Enxuta é bastante prática e pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa.

2- Inovação em Modelo de Negócios (Business Model Generation)

O livro aborda sobre os mais variados modelos de negócios existentes no mercado. Repleto de técnicas simples e práticas têm como intuito auxiliar o leitor a enxergar as possibilidades de adaptá-las e aplicá-las a realidade do seu próprio negócio. Essa experiência é possível devido à forma dinâmica com a qual a informação é exposta ao longo do livro.

3- Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy)

A Estratégia do Oceano Azul é um livro que revolucionou a maneira como elaborar estratégias empresariais, tendo como pilar a criação de novos negócios em mercados ainda inexplorados (o oceano azul) e sem vínculo com a concorrência (o oceano vermelho). O livro é fruto de uma pesquisa realizada pelos autores com mais de 150 indústrias de mercados diferentes no qual foi constatado que as empresas que criaram novas oportunidades de negócios, tornando a concorrência um fator irrelevante, conseguiram alavancar o seu crescimento.

4- Pense Simples

Escrito por Gustavo Caetano, o Pense Simples é um livro indicado para aqueles que estão iniciando na sua jornada como empreendedor. A leitura é repleta de dicas imperdíveis sobre o que compõe o DNA inovador do empreendedor bem como, como uma mentalidade baseada na simplicidade pode tornar a sua trajetória mais leve e impulsionar a inovação constante no seu negócio, para que assim seja possível alcançar o êxito no mundo empresarial.

5- Receita Previsível (Predictable Revenue)

Considerado a Bíblia de Vendas do Vale do Sílicio, o livro Receita Prevísivel, recentemente lançado em português é altamente indicado para empreendedores e líderes de equipes de vendas que almejam melhorar suas receitas. O livro descreve de forma prática através de cases, como aplicar a metodologia de vendas via Outbound que auxiliou várias empresas a obterem um aumento de 300% das suas receitas. Sem fórmulas mágicas, o processo de estruturação é relativamente simples pautados no desenvolvimento de métodos, pessoas e disciplina.

6- Startup: manual do empreendedor

O livro é um guia passo a passo para os empreendedores de startups. Nele é apresentado a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) que consiste basicamente no processo de manter um contato mais próximo dos clientes para desenvolver produtos de sucesso com base nas suas reais necessidades, tudo isso fora do escritório.

7- O Empreendedor Viável – Uma mentoria para empresas na era da cultura startup

Nesse livro, os autores Carlos Matos e André Telles pretendem desmistificar as variáveis que levam uma empresa ao sucesso e os principais motivos que as levam a falência. São abordadas questões como seleção e formação de equipes, mentores e investidores até os momentos da realização de pivotagens e mudanças organizacionais que afetam a realidade das empresas.

8- De Zero a Um (Zero to One)

Escrito pelo fundador do Paypal, Peter Thiel fala sobre a importância que a inovação exerce para aquelas empresas que desejam lançar produtos e serviços novos no mercado. Durante a leitura, o empreendedor é convidado a se questionar sobre perguntas que o estimulem a pensar fora da caixinha e encontrar soluções mais inovadoras, fora da visão tradicional.

9- O lado difícil das situações difíceis

Como construir um negócio quando não existem respostas prontas.  (The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers)

Leitura obrigatória para aqueles empreendedores que necessitam de inspiração para criar ou manter o próprio negócio. O livro conta a história de Bem Horowitz – um dos mais renomados empreendedores do Vale do Silício – e como ele fundou, gerenciou, vendeu e investiu em empresas de tecnologia. A leitura é repleta de conselhos valiosos baseados na experiência do autor, que tem auxiliado empreendedores na resolução de situações complicadas do negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *